
Minha clínica
4 min
Se a sua clínica está com dificuldades para conseguir novos clientes ou fidelizar os que já frequentam o consultório, a solução pode estar no marketing odontológico. Trata-se de um conjunto de estratégias para dar visibilidade à marca, atrair mais pacientes e, assim, aumentar o faturamento e a longevidade do seu negócio.
Não fique esperando o telefone do consultório tocar. Faça o seu nome aparecer para pacientes e prospectos, abasteça-os com conteúdos educativos em redes sociais e seja fonte de informação para eles. Dessa forma, sua clínica será vista como referência na área.
Ficou interessado? Conheça, a seguir, 12 dicas para começar a usar o marketing odontológico no seu consultório.
O WhatsApp é uma ótima ferramenta para se comunicar com clientes e prospectos. Aproveite todas as funcionalidades desse comunicador, que faz parte do dia a dia de 120 milhões de brasileiros, e não use-o apenas para confirmar consultas.
O melhor uso que você pode dar ao WhatsApp é distribuir conteúdo autoral. Produza vídeos – principalmente –, áudios, fotos e textos para enviar a dois tipos de contatos: os que já são clientes do seu consultório ou os que podem se tornar pacientes.
A dica mais valiosa para o WhatsApp é: não faça ofertas de produtos e serviços, e sim crie conteúdo informativo, que gera muito mais engajamento do que a venda direta.
O ideal é falar sobre um problema e apresentar a solução. Algumas sugestões de conteúdos que você pode produzir:
A periodicidade do envio dos materiais também é importante. Não exagere na frequência, mas também não dê espaço ao ponto de o destinatário esquecer de você. Dispare os conteúdos uma ou duas vezes por semana, no máximo.
O WhatsApp é uma ótima ferramenta de marketing na Odontologia porque aproxima profissional e paciente. Além disso, o conteúdo é compartilhado, fazendo com que a mensagem chegue a pessoas fora da sua base de contatos inicial.
Os softwares odontológicos ajudam a organizar o consultório e automatizar algumas ações de marketing para dentistas. Uma delas é o envio de mensagens por e-mail ou SMS em datas especiais, como aniversário, Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal; lembrete de consulta com opção de confirmar ou cancelar e aviso para que o paciente retorne seis meses após a última ida ao consultório.
Além disso, uma clínica organizada funciona como um cartão de visitas para o paciente. O software pode ajudar o dentista a controlar o estoque, para que não faltem produtos em um tratamento, organizar a agenda e guardar o histórico de todos os clientes. Fora isso, um ambiente organizado, limpo e com boa infraestrutura causam uma excelente primeira impressão.
Crie vínculo com seus pacientes para aumentar a confiança nos serviços que você oferece. Para que isso aconteça, ofereça um atendimento de excelência.
As ações de marketing odontológico têm relação direta com o atendimento que o cliente recebe no consultório porque ajudam a criar uma relação de confiança com o seu público.
Capacite a equipe de funcionários para receber bem o paciente. É importante ser gentil desde o primeiro contato, no agendamento da consulta. Quando ele chegar na clínica, esteja atento à acolhida, informe que o profissional está em atendimento e que ele será o próximo a ser chamado, mas que, enquanto isso, pode tomar um café, uma água ou usar o wi-fi para acessar a internet. Dê uma atenção individualizada.
A satisfação é a chave para que o seu cliente tenha vontade de indicar o serviço do seu consultório para os conhecidos. Não se esqueça de agradecer individualmente cada indicação. Envie uma carta ou um e-mail a cada novo cliente indicado que você receber.
Para que a satisfação do cliente seja uma premissa para conseguir novos pacientes, é preciso medir esse indicador. Você pode fazer um formulário no Google Docs e enviar por e-mail aos pacientes perguntando, por exemplo, se estão satisfeitos com o tratamento em andamento, o que a clínica poderia melhorar, quais são os pontos fortes e se indicaria os serviços do consultório para conhecidos.
Manter um cliente satisfeito gera marketing positivo para o seu consultório. Foto: rawpixel
A qualidade do seu serviço está diretamente ligada ao que você se propõe a fazer como cirurgião-dentista. Uma clínica especializada em facetas ou lentes de contato dificilmente se comunicará com um público abrangente, uma vez que se trata de um serviço mais caro e não acessível a todos.
Em contrapartida, um procedimento como obturação pode ter diferentes preços e resultados para o paciente, em relação à resistência, durabilidade e estabilidade de cor, por exemplo.
Portanto, uma forma de destacar o consultório é ter um diferencial, realizando o que você se propõe. Independentemente dos procedimentos que você pratica, deve tentar destacar-se da concorrência, porém de acordo com o público que você atrai e/ou pretende atrair.
Publique conteúdo nas redes sociais com o qual o seu público-alvo se identifique. Coloque-se no lugar de pacientes e prospectos: o que eles gostariam de ver? Fotos de aparelhos, equipamentos e cirurgias ou imagens de homens, mulheres e crianças felizes, sorrindo?
Os pacientes usam sua página no Facebook ou seu perfil no Instagram como fonte de informação. Por isso, faça postagens com regularidade, mas caso não tenha tempo para se dedicar às atualizações, contrate uma agência para cuidar disso para você.
Responda as mensagens enviadas pelas redes sociais. Se alguém entra em contato, por exemplo, pedindo informações sobre o preço de um clareamento dental, convide-o para ir ao consultório e explique que é preciso, antes, fazer uma avaliação e entender o contexto do paciente para oferecer o melhor serviço.
Tanto no WhatsApp como em redes sociais, crie conteúdo com linguagem acessível, sem uso de termos técnicos. A ideia aqui é dizer ao paciente quais benefícios ele terá ao fazer um tratamento, seja um clareamento dental ou um aparelho ortodôntico.
Uma boa dica é produzir vídeos e publicá-los também no YouTube. Você pode gravar até com o celular, basta usar um tripé, e escolher um ambiente bem iluminado.
Fale também sobre as vantagens de fazer o tratamento no seu consultório, como uso de materiais, flexibilidade de horários, tecnologia e acompanhamento pós-tratamento.
A melhor forma de implementar o marketing odontológico na sua clínica é aprendendo sobre o tema. E você pode fazer isso pela internet, de graça.
Um dos cursos de marketing digital é oferecido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), no qual o aluno aprende conceitos de marketing de serviços e relacionamento, branding e marketing digital, e estuda ferramentas on-line.
A Endeavor oferece o curso gratuito de Marketing Digital para o Empreendedor, com duas horas de duração, já o Marketing Digital para Iniciantes 2.0 é ofertado pela Escola do Marketing Digital na versão gratuita e paga (com certificado).
Faça cursos para se especializar em marketing odontológico.
Uma excelente forma de compreender melhor o marketing e pensar em estratégias para o seu negócio é lendo livros sobre o tema, desde títulos clássicos e importantes para o ramo, quanto lançamentos direcionados à atualidade.
Se o seu objetivo é fortalecer suas bases e entender melhor os conceitos do marketing, leia autores como Philip Kotler e Seth Godin. Conhecer biografias de personalidades importantes, como Steve Jobs, Walt Disney e Bill Gates, também é uma ótima dica.
Já se você pretende se atualizar sobre as melhores estratégias empregadas atualmente, procure lançamentos de autores relevantes.
O Código de Ética da Odontologia (que veremos mais à frente) traz uma série de restrições quanto ao tipo de divulgação que pode ser feita por cirurgiões-dentistas. Por isso, uma forma barata e permitida de divulgar seu consultório é por meio do marketing de indicação.
De forma simplificada, esse tipo de marketing odontológico se utiliza de pacientes que já contratam seus serviços para que sejam um canal de atração de novos clientes.
Para que isso ocorra, garanta excelência no que seu consultório se propõe a fazer e crie mecanismos de recompensa para seus pacientes atuais, como oferecer brindes para clientes frequentes.
Outra ideia é fazer parcerias com profissionais de outras especialidades na Odontologia. Assim, sempre que receber um paciente que precise de atendimento em uma área que não é a sua, você pode indicar seu colega, e vice-versa.
Fazer um planejamento de marketing é muito importante. Nesse documento, devem constar um estudo da situação atual do seu negócio e uma projeção dos próximos passos a serem tomados.
Para sua elaboração, leve em consideração os dados que você tem à disposição (como número de pacientes, clientes recorrentes, estatísticas de redes sociais) e outros fatores relevantes para o ramo, como datas comemorativas e a sazonalidade do comércio local.
A partir daí, trace seus objetivos para curto e longo prazo (podem ser aumentar o número de consultas ou de um procedimento específico, o volume de pacientes recorrentes, o faturamento) e o que será feito para alcançá-los, como ações em redes sociais, marketing de indicação ou otimização de processos do consultório.
Além de planejar o que será feito para o crescimento do seu negócio, é essencial que você monitore suas ações constantemente para saber o que está surtindo resultado.
Por exemplo: se você tem alimentado suas redes sociais há alguns meses e isso não tem surtido efeito, experimente modificar o teor das postagens, acrescentando um pouco do seu dia a dia, dicas para pacientes ou informações sobre algum tipo de procedimento.
Faça relatórios sobre tudo o que está sendo feito para ter um acompanhamento em tempo real.
As monitorar suas ações de marketing odontológico, é possível compreender sua eficácia.
O dentista pode divulgar a clínica desde que as ações não desrespeitem o Código de Ética Odontológica. Seguir as instruções desse documento significa respeitar pacientes e colegas de profissão.
Veja quais condutas são vedadas ao cirurgião-dentista:
Hoje, o marketing odontológico faz parte do serviço de um profissional da área. Seguindo essas dicas, você saberá como vender seus serviços de forma adequada e destacar-se no mercado.
Quer saber mais sobre marketing e outros temas relacionados à gestão em Odontologia? Preencha o formulário abaixo para assinar nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!
Muito bom o conteúdo!!!!
Olá, Alexsandro, muito obrigado!
Muito bom. O marketing odontológico está cada vez mais aprofundado e exige um exímio conhecimento de ferramentas digitais: https://bit.ly/2XhZMsv
Olá, Edgar! Como vai?
Sem dúvidas, o marketing odontológico é um excelente aliado do profissional.
Agradecemos o seu comentário! Não deixe de assinar a nossa newsletter para ficar para receber mais dicas e outros assuntos do mundo da odontologia.