Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Surya Dental

Higiene bucal pode ser grande aliada da saúde do coração

Os cuidados com a higiene bucal vão muito além de um belo sorriso e de um hálito fresco. Muitos não sabem, mas há diversas pesquisas que mostram a ligação de uma má higiene bucal com doenças do coração.

As bactérias como as da bolsa periodontal migram por bacteremia, ou seja, entram na corrente sanguínea através da boca e vão para o coração; explica a Drª. Rosa Yana, Mestre em Odontologia pela Universidade Cruzeiro do Sul de São Paulo. Lá, proliferam-se e podem vir a ocasionar diversas doenças cardíacas, desde arritmia até endocardite bacteriana.

A Endocardite é um dos problemas mais sérios originados da falta de higiene bucal, uma infecção que afeta diretamente o coração, e pode levar à morte. o Endocárdio, está em contato direto com o sangue no interior do corpo e pela forte pressão sanguínea local, essa região é pouco protegida pelo sistema imunológico, o que também dificulta seu tratamento eficiente. Saiba mais sobre Endocardite aqui 

Um simples sangramento na boca pode permitir que bactérias bucais entrem no sistema sanguíneo e atinjam válvulas ou tecidos, causando danos ao revestimento interno do coração.

O Instituto do Coração (Incor) realizou uma pesquisa em São Paulo e constatou que 45% das doenças cardíacas tinham origem na cavidade bucal, devido a caries profundas com comprometimento do canal, gengivas inflamadas, restos de dente e abscessos.

Mais um motivo para que você mantenha sempre sua saúde bucal em dia!

Algumas dicas para manter a boca saudável é escovar bem os dentes no mínimo três vezes ao dia, principalmente após as principais refeições, fazer uso do fio dental  e quando indicado, de enxaguatórios bucais Também é fundamental ir regularmente ao dentista.

As visitas periódicas são importantes para todos, em especial aos cardiopatas, diabéticos, hipertensos e imunossuprimidos”, alerta Drª. Rosa Yana.

Fonte: CFO

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio