Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Surya Dental

Como usar clorexidina em seu consultório

A biossegurança é uma preocupação de todo cirurgião-dentista. É necessário sempre assegurar-se de que seus pacientes estão livres de microrganismos que possam prejudicar a saúde bucal.

Há diversas soluções possíveis para isso, como usar clorexidina em seus procedimentos. Esse produto é capaz de eliminar micróbios, fungos e bactérias e tornar os procedimentos odontológicos mais seguros.

Continue a leitura para entender melhor o que é a clorexidina e como é possível utilizá-la em seu consultório.

O que é clorexidina

O gluconato de clorexidina, comumente conhecido apenas como clorexidina, é um antisséptico químico de largo espectro. Esse produto tem funções antimicrobianas, antifúngicas, bactericidas e bacteriostáticas, e atua tanto contra microorganismos gram-positivos quanto gram-negativos.

Seu uso é comum em diversas áreas da saúde, bem como na Odontologia, de diferentes formas. Uma delas é na redução de placa bacteriana e no tratamento da gengivite.

Também é possível utilizá-la em procedimentos endodônticos ou cirurgias dentárias. Isso porque a instrumentação não é capaz de eliminar todos os microrganismos. O uso da clorexidina, portanto, torna o procedimento mais seguro.

Como usar a clorexidina

Para utilizar a clorexidina em procedimentos endodônticos, por exemplo, basta encher uma seringa com cerca de 3 ml do produto e preencher o canal após a abertura da coroa, fazendo uma instrumentação convencional.

Após alguns segundos, será necessário remover toda a substância injetada com um banho de soro fisiológico. Para repetir o processo com outro instrumento, faça novamente uso do produto, aplicando e limpando.

Para o combate a problemas bucais, como placa bacteriana ou gengivite, é recomendado fazer bochecho com uma solução de clorexidina regularmente. Nesse caso, como cirurgião-dentista, será necessário fazer a orientação correta de acordo com o caso de cada paciente.

O recomendado é que os pacientes façam bochechos duas vezes ao dia com 15 ml do produto de concentração 0,12% a 0,2%. O tempo ideal é de um minuto. Também é importante não fazê-los logo após a escovação, pois o creme dental pode diminuir a eficiência.

como usar clorexidina

A clorexidina pode ser usada em procedimentos odontológicos para eliminar microrganismos.

Por que usar a clorexidina

Em procedimentos endodônticos, por muito tempo usou-se o hipoclorito de sódio como irrigante pela sua ação antimicrobiana. Porém, dependendo da concentração da solução, ela pode não ser biocompatível com o paciente. O uso da clorexidina não apresenta esse problema, sendo mais indicado.

Um dos grandes benefícios de utilizar a clorexidina é a substantividade. De acordo com artigo de Gatelli e Bortolloni, o efeito do produto é capaz de perdurar por mais de 12 semanas na boca.

Já em estudos de Brightman foi comprovado que o tratamento com clorexidina reduz em 64% o índice de placa, 61% o índice de gengivite e 77,2%
o de sangramento gengival.

Além disso, o mesmo estudo revela que quando utilizado para higienização de escovas de dente o produto foi capaz de eliminar totalmente a bactéria Streptococcus mutans, principal responsável pelo desenvolvimento de cáries.

como usar clorexidina

A clorexidina é mais indicada que o hipoclorito de sódio contra os microrganismos. Foto: Freepik

O uso da clorexidina pode trazer muitos benefícios à saúde bucal de seus pacientes e seu uso é recomendado para diferentes procedimentos em consultórios odontológicos.

Na Surya Dental, você encontra esse e muitos outros produtos para o seu consultório. Clique no banner abaixo para conferir!

como usar clorexidina

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio