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5 minutos de leitura

Como fazer o primeiro atendimento no curso de odontologia?

Marketing Surya
28 de agosto de 2023
Aluna de odontologia realizando primeiro atendimento na faculdade.
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A universidade é um espaço de aprendizado e, em algum momento, a teoria começa a se materializar até que chega a hora do primeiro atendimento a pacientes — atividade que vai se tornar rotineira após a graduação. De toda forma, é um momento de tensão e nervosismo aos graduandos.

Por isso, se você está passando por essa fase, continue a leitura e confira algumas dicas de como se comportar nas primeiras consultas e manter a calma!

CONTEÚDO DO POST

Toggle
  • Como fazer o primeiro atendimento odontológico?
    • Recepcione o paciente
    • Realize a anamnese
      • O que não esquecer na anamnese?
    • Faça exames e avaliações
    • Dialogue com o paciente
  • Qual conduta ter com o paciente?
    • Empatia
    • Comunicação clara e objetiva
    • Respeito
    • Paciência
  • Como lidar com o nervosismo no primeiro atendimento?

Como fazer o primeiro atendimento odontológico?

O primeiro atendimento de um graduando em odontologia é um momento muito importante para colocar em prática as teorias aprendidas em sala de aula. Para que tudo seja feito de forma correta, é fundamental que o aluno se prepare e realize algumas ações a fim de estabelecer uma relação de confiança com o paciente.

Recepcione o paciente

O primeiro passo é receber o paciente. Portanto, tenha simpatia e seja cordial nesse contato inicial. Ele precisa se sentir bem-vindo e acolhido. Por isso, é importante que você se apresente e transmita confiança.

Realize a anamnese

O passo seguinte é realizar a anamnese para identificar os problemas, coletar o histórico da saúde e os hábitos, além de direcionar o paciente ao tratamento adequado. Esse é o momento de escutar e compreender. Ao investigar cada um dos pontos, preze pelo respeito e tenha cuidado ao abordar tópicos mais sensíveis.

O que não esquecer na anamnese?

A anamnese é parte fundamental de toda primeira consulta odontológica, seja durante a faculdade ou depois. Assim, é preciso saber quais as perguntas certas a serem feitas ao paciente para direcioná-lo ao tratamento correto. 

Entre os tópicos principais que devem ser abordados estão:

  • Histórico médico
  • Histórico odontológico
  • Hábitos de higiene bucal
  • Queixas e sintomas atuais
  • Medicamentos em uso
  • Estilo de vida
  • Expectativas e preocupações de tratamento

Faça exames e avaliações

Depois, faça um exame clínico na cavidade bucal e avalie dentes, gengiva, mucosa e outras partes relevantes. Na sequência, ao analisar quais os procedimentos necessários a serem realizados, explique o diagnóstico com clareza, discuta as condições identificadas e os possíveis problemas bucais.

Dialogue com o paciente

Garanta respostas às dúvidas que o paciente tiver ou preocupações que venha a demonstrar, deixando-o mais confortável. 

Como vai ser um atendimento dentro do âmbito universitário, vale entender em quais momentos você, como aluno, pode tirar dúvidas com seu professor. Se precisar de ajuda e puder solicitá-lo, não deixe para outra hora.

Construir uma relação de confiança com o paciente é essencial e ajuda a enfrentar o nervosismo e a insegurança que podem surgir durante os primeiros atendimentos. Quando ele se sente à vontade e confiante, os sentimentos de apreensão se afastam.

Dentista realiza avaliação da boca de paciente.
Não se esqueça de ouvir atentamente o paciente, responder as perguntas e explicar o que vai ser feito antes de realizar os procedimentos.

Qual conduta ter com o paciente?

Ao lidar com os pacientes, é fundamental que, desde a universidade, o futuro dentista tenha uma postura profissional e ética. 

Para proporcionar um atendimento humanizado e de qualidade, é importante seguir algumas diretrizes explicadas na sequência.

Empatia

Demonstre empatia e compreensão em relação às preocupações e necessidades do paciente. Ouça com atenção e exprima interesse por solucionar as questões da saúde bucal. Esse cuidado é essencial para estabelecer confiança e valorizar a pessoa que está sendo atendida.

Comunicação clara e objetiva

Lidar com o público requer atenção ao comportamento. Além de ouvir, é importante que o graduando de odontologia possa praticar nesses primeiros atendimentos uma comunicação clara e objetiva com o paciente. 

Garanta que ele esteja ciente dos passos a serem seguidos. Da sua parte, esteja aberto para responder às dúvidas e detalhar os procedimentos que serão realizados.

Respeito

Tratar as pessoas com respeito é o básico a se fazer em todos os momentos numa sociedade. Porém, vale reforçar o ponto durante o atendimento. Cuide do modo com que fala, valorize a autonomia do paciente e mantenha a confidencialidade das informações, seguindo o Código de Ética da odontologia.

Paciência

Não é incomum que os pacientes odontológicos tenham fobia na ida ao dentista. Por isso, seja calmo, explique cada etapa do procedimento, a fim de deixá-los mais confortáveis com as ações. Esteja atento aos sinais de incômodo ou dor e tome medidas apropriadas para aliviar.

  • Leia também — Medo de dentista: como lidar com pacientes com odontofobia 

E, claro, é preciso de tempo e experiência para que você tenha total segurança para realizar os atendimentos com tranquilidade e naturalidade. De toda forma, prezar por esses detalhes na conduta faz toda a diferença. Eles vão te tranquilizar e treinar para o momento de atender pacientes depois da graduação.

Como lidar com o nervosismo no primeiro atendimento?

É natural que os graduandos em odontologia se sintam nervosos ou ansiosos durante o primeiro atendimento. Lidar com essas emoções é importante para garantir uma consulta eficaz. 

Por isso, é importante se preparar. Caso tenha acesso às informações com antecedência, revise-as. Se for necessário fazer anamnese, confira quais perguntas realizar Estar familiarizado com o caso é uma ótima forma de aumentar a confiança no que realizar durante o tratamento.

Sempre que possível, pratique técnicas de respiração profunda e relaxamento para controlar a ansiedade. Inspirar profundamente e soltar o ar lentamente acalma o sistema nervoso. Realizar meditação previamente também pode ajudar nesse momento.

A linguagem corporal influencia na confiança. Assim, mantenha uma postura ereta e faça contato visual. Isso transmite segurança e pode diminuir o seu nervosismo — e o do paciente.

Outro ponto importante é focar apenas no paciente, concentre-se no que ele tem a dizer e no que você deve fazer. Elimine possíveis estressores que possam te interromper e deixá-lo mais ansioso.

Jovem dentista realiza atendimento a criança.
Garanta que sua atenção esteja totalmente direcionada para o paciente durante o atendimento.

Lidar com o nervosismo é um processo contínuo. Mas saiba que o tempo e a experiência ajudam a controlá-lo. Mas sempre buscar o aprendizado é fundamental para amenizá-lo nesse primeiro momento.

Outra dica importante é: converse sempre com seu professor orientador para que ele possa tirar dúvidas e aliviar a sua ansiedade. Compartilhar as experiências com outros colegas de profissão também pode te ajudar a ter mais confiança na execução do trabalho.

  • Para você — Como organizar materiais de odontologia da faculdade?

O primeiro encontro com seus pacientes na graduação é um momento de aprendizado. O nervosismo vai ser um pouco maior, mas tende a diminuir com o tempo. Lembre-se de ouvi-los atentamente, ser o mais empático possível e tirar suas dúvidas com os professores.

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